Média Tensão

A tensão elétrica é dividida em algumas categorias para facilitar sua compreensão e proporcionar um melhor entendimento em relação às suas aplicações. O conceito de média tensão pode variar de acordo com cada contexto e geralmente trata de tensões entre 1 kV e 69 kV.
Logo,  um dos produtos de média tensão, que  é o transformador de energia deve operar nessa faixa de tensão para que garanta a eficiência e o perfeito funcionamento do sistema elétrico. É muito importante que o dimensionamento do transformador de energia para média tensão seja feito da maneira correta e por meio de cálculos que possam comprovar as características necessárias, já que o uso de um transformador de maior potência resultará em um prejuízo financeiro e perdas elétricas consideráveis, enquanto o uso de um transformador de potência menor coloca totalmente em risco a segurança do sistema e pode causar acidentes e vários outros problemas.

A energia que é transmitida pelas redes de distribuição elétrica circula em um nível de tensão de aproximadamente 13,8 a 34,5 kV, muito alto para a maioria dos consumidores. Se essa energia fosse utilizada para a alimentação de casas, lojas, prédios, estabelecimentos comerciais e indústrias, os danos causados aos equipamentos elétricos e eletroeletrônicos seriam muito grandes, já que eles não têm capacidade para absorver essa tensão.
Assim que a energia passa por um transformador de energia sua tensão é rebaixada para 380V, de onde podem ser extraídas as tensões de 220V e 110V, utilizadas pela grande maioria das residências e estabelecimentos no Brasil. Isso garante que todos os equipamentos que precisem de energia elétrica funcionem com segurança e eficiência.
É evidente que a função de um transformador de energia é essencial, o que mostra ainda mais a importância de tomar todos os cuidados necessários para a escolha desses equipamentos. Isso vai garantir que não ocorra nenhuma falha ou variação de tensão que possa danificar os equipamentos ou colocar em risco a segurança das pessoas.
Bons transformadores de energia são fabricados com matérias-primas de excelente qualidade e seguem a todas as exigências, normas técnicas e determinações legais competentes, que garantem tanto seu perfeito funcionamento quanto total segurança.